17 de mai de 2016

Curiosidade sobre Jimi Hendrix


1 – Para começar, você sabia que seu empresário, Mike Jeffrey, arranjou um sequestro pela máfia para livrar Jimi de uma disputa com sua gravadora?
2 – Hendrix atendia por vários nomes. Nascido em 7 de novembro de 1942, foi batizado como Johnny Allen Hendrix, mas, quando mais novo, era chamado de Buster. Assim que foi liberado do exército, seu pai mudou seu nome para James Marshall Hendrix.
3 – Jimi tinha muitos talentos, mas esqui aquático não era um deles.  De acordo com Jon Roberts ‘American Desperado’, ele quase morreu num acidente marítimo. “Jimi estava lá – sem colete salva-vida – e caiu do esqui. Ficou espalhando água para todo lado… De repente, comecei a me perguntar se ele sequer sabia nadar. Tive bons momentos com Jimi, mas ele era um desastre no esqui aquático.”
4 – O pai de Jimi, Al, foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial na mesma semana em que sua mãeLucille descobriu que estava grávida. Ele não veria o filho até Jimi completar três anos.
5 – O Monterey Pop Festival ficou marcado pela apresentação de Jimi em “Wild Thing”, ateando fogo à guitarra. Ele foi anunciado por Brian Jones do Rolling Stones, que apareceu mesmo sem a presença de sua banda.
6 – Na verdade, Jimi ateou fogo à guitarra em quatro ocasiões diferentes. Ele aceitou a sugestão do editor da NME na época, Keith Altham, que deu a dica para Jimi se diferenciar da tática do The Who, que também costumava quebrar os instrumentos no palco.
7 – Chas Chandler, o baixista do The Animals, é responsável por juntar o The Jimi Hendrix Experience. Parece que Jimi aprovou o cabelo de Noel Redding.
8 – O debut do Jimi Hendrix Experience, “Are You Experienced”, foi colocado no Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.
9 – Na hora das gravações, Jimi tocou “Are You Experienced” de duas formas: a tradicional e ao contrário. A música já recebeu um cover do Devo e foi sampleada por The Pharcyde.
10 – Não é só na faixa de abertura que o álbum esconde seus truques. Se você acelerar “Third Stone From The Sun”, vai descobrir que as vozes “alienígenas”, na verdade, são Hendrix e Chas Chandler (baixista do Animals, lembra?) falando sobre espaçonaves.


11 – Jimi não inventou a técnica de tocar com os dentes. Ele aprendeu o truque no Tennessee, depois de ver Butch Snipes fazendo o mesmo. Segundo ele, se você não tocasse assim em Clarksville, levava um tiro.
12 – A mãe de Jimi, Lucille, morreu de cirrose quando ele tinha dezesseis.
13 – Ao contrário do que se acredita, Jimi não foi liberado do exército porque apoiava o ideal hippie e desdenhava a guerra. Ele foi dispensado porque foi pego se masturbando durante o plantão.
14 – Jimi foi preso no dia 3 de maio de 1969 no Aeroporto Internacional de Toronto por posse de drogas. Levando heroína e haxixe consigo, foi liberado após pagamento de uma singela fiança de dez mil dólares.
15 – O guitarrista esqueceu a fita master de “Axis: Bold As Love” num táxi. Como não encontraram, tiveram que regravar todo o lado A do álbum.
16 – Sua primeira banda de verdade se chamava The Casuals. Eles mudaram o nome para King Kasuals quando descobriram uma banda com o mesmo nome em Nashville.
17 – No terceiro álbum, “Electric Ladyland”, alcançaram o topo das paradas nos Estados Unidos e a sexta posição no Reino Unido. Hendrix era um perfeccionista e chegou a regravar “Gypsy Eyes” mais de 50 vezes.
18 – Jimi está enterrado junto de seu pai Al Hendrix e sua avó Nora Rose Moore Hendrix em Renton, Washington. O túmulo teve que ser afastado dos outros porque os fãs causavam estragos demais.
19 – Sua famosa Fender Stratocaster foi esculpida na lápide.
20 – Hendrix recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award, que é uma espécie de prêmio pelo conjunto da obra, em 1992.

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...